Por
meio de sua equipe de professoras, sob a coordenação da Coordenadora
Pedagógica, a INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL L. POLLONE elaborou a proposta de trabalho
pedagógico para o exercício de 2013. O Plano Político Pedagógico está
baseado na proposta sócio-construtivista, que permite vivências por meio de
atividades lúdicas, de jogos e recreações.
Busca-se desenvolver atividades que permitam registrar, relacionar, questionar, confrontar hipóteses e explorar, partindo do conhecimento prévio que a criança traz, bem como as experiências, hipóteses, habilidades que tem de seu meio social, concebendo-a “como criadora, capaz de estabelecer múltiplas relações, sujeito de direitos, um ser sócio-histórico, produtor de cultura e nela inserido”.
O trabalho é realizado numa abordagem interdisciplinar, objetivando a formação integral das crianças e sua integração e interação com a família.
O ambiente é organizado de modo que a criança possa construir seu saber de forma prazerosa, que seja desafiadora e valorize a capacidade de aprendizagem das crianças, respeitando o nível de desenvolvimento de cada um.
A grande maioria das atividades é realizada em grupo de modo a desenvolver o respeito mútuo, o sentimento de colaboração e a troca de conhecimentos.
Mediante avaliação dos trabalhos desenvolvidos no ano anterior, buscou-se melhorar a qualidade no atendimento pedagógico à criança, que é o foco central de nosso trabalho, atendendo às especificidades dos grupos e das famílias.
Deste modo, a aprendizagem ocorre de forma lúdica, com desafios e conflitos cognitivos, oportunidades de experiências sociais, representação de papéis, e vivências afetivo-emocionais, propiciando a autonomia, o prazer de aprender e de conviver, que colaborem para seu desenvolvimento integral.
Social
O
Serviço Social na entidade proporciona às famílias provindas da vulnerabilidade
social atendimento individualizado, garantindo o sigilo das informações
prestadas.
O foco do trabalho ocorre por meio de visitas domiciliares a fim de coletar dados tanto de característica econômica, como de situação de risco da criança inscrita na lista de espera para posterior análise e possível concessão de vaga e encaminhamentos aos órgãos competentes nas questões sociais apresentadas pelos usuários, buscando em conjunto com essa parceria contribuir para a melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.
O trabalho social se dá por meio de uma equipe multidisciplinar objetivando o aprimoramento do conhecimento socioeducativo, saúde preventiva e na promoção da cidadania.
Desenvolve também projetos temáticos que valorizam e contribuem para o crescimento dos atendidos visando buscar parcerias para qualificar cada vez mais o trabalho desenvolvido nesta unidade.
O processo na relação com a família tem sido agradável graças a um estabelecimento de confiança, respeito e aceitação das diferenças entre todos; esta integração contribuiu muito na participação dos pais em encontros e eventos promovidos pela entidade.
Saúde
A
saúde das crianças da creche depende do empenho de todos:
Buscamos com atividades pedagógicas de maneira lúdica e educativa e por meio de palestras, orientações e informações alcançar uma conscientização sobre a importância da formação de bons hábitos alimentares, de higiene de uma forma global e de atenção e cuidados visando sempre a saúde e o bem estar das crianças e seus familiares.
Saúde bucal Através de ações educativas e preventivas buscamos promover a melhoria da Saúde Bucal das crianças.
Para realizar o tratamento odontológico é avaliado o histórico de saúde da criança, dieta, hábitos bucais, exame clínico e posterior tratamento de acordo as necessidades individuais das crianças.
Este trabalho é desenvolvido por meio de várias atividades como: Projeção de filmes educativos, palestras, escovação supervisionada com a utilização de evidenciador, as crianças são incentivadas a cuidarem dos seus dentes.
Nutrição: São fornecidas em média 690 refeições por dia, beneficiando crianças, funcionários e colaboradores. Durante as nove horas de permanência na creche, as crianças recebem 75% das necessidades nutricionais diárias para a faixa etária pré-escolar, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Na Creche as crianças são orientadas à prática de bons hábitos alimentares, pois bem alimentadas apresentam maior aproveitamento escolar.
A cada dois meses todas as crianças são medidas e pesadas para que seja realizada avaliação nutricional individualizada, possibilitando intervenções necessárias. Sabe-se que bons hábitos alimentares são adquiridos desde a infância, por isso inserimos no planejamento pedagógico atividades quinzenais sobre nutrição compostas por teatro, gincanas, excursões, brincadeiras e cartazes, todos com a finalidade de incentivar o consumo diário de verduras, legumes e frutas.
Terapias alternativas: A creche possui atendimento psicológico e fonoaudiológico às crianças e suas famílias que se apresentam com a necessidade deste cuidado, realizado por profissionais das áreas.
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